sábado, 30 de junho de 2012

Convenção PSD/PPS

Fotos Marcos Limão

O dinamismo da política às vezes surpreende até quem está acostumado com ela. A coligação PSD/PPS/PTN apostava na chapa encabeçada pelo vereador Antônio Mário (PSD), tendo como candidato a vice-prefeito o médico Wander Cunha (PSD). Mas a dobradinha durou poucas horas.

Wander Cunha desistiu do projeto eleitoral e Antônio Mário (PSD) - minutos antes de iniciar a convenção partidária no Plaza Suíte Hotel - convidou o médico Rubens Freire, que aceitou o desafio para ser candidato a vice-prefeito em 2012. O candidato a prefeito limitou-se a dizer que Wander Cunha teve “um problema de ordem pessoal”.
 
Antes de irem ao hotel para a convenção, militantes do PPS se reuniram na Praça Santa Terezinha para uma carreata. Porém, o encontrou virou uma espécie de consolo mútuo, porque o grupo estava aborrecido pelo fato de não ter conseguido emplacar a candidatura da vereadora Pollyana Gama (PPS), que ficou emocionada e não conseguiu conter as lágrimas na praça. “Eu acho que você iria longe nessa campanha”, disse um militante do PPS. “Ainda dá tempo [de lançar a candidatura do PPS]”, exclamou outro militante para a vereadora. 

Antônio Mário e Pollyana Gama tinham fechado o seguinte acordo: caminhariam juntos na pré-campanha e decidiram, no momento oportuno, quem seria o candidato com base em pesquisas. Contudo, as pesquisas apontavam Antônio Mário com uma leve vantagem, que os militantes do PPS interpretavam como “empate técnico”. Então, pesou na decisão final o fato de Antônio Mário ter mais estrutura (leia-se dinheiro) para campanha. “O Mário foi com o rolo compressor pra cima da Pollyana”, confidenciou uma pessoa que acompanhou as negociações. 

Já no hotel, a convenção sofreu um atraso de pelo menos 30 minutos porque o grupo do PPS se reuniu para discutir a situação. A expectativa tomou conta do processo, porque havia a possibilidade de o PPS deixar a coligação. Até porque na manhã de hoje, diante do não lançamento da candidatura de Pollyana Gama, uma assessora de Padre Afonso (PV) ligou para Urbano Patto (PPS) para oferecer a vaga de vice para ela, já que ainda não havia um nome definido para a chapa do PV.

Por fim, a reunião do PPS terminou e todos decidiram seguir para a convenção partidária. “A gente só adiou. Ninguém desistiu. Daqui a 4 anos a gente pode estar numa outra situação de melhor estrutura”, declarou Pollyana Gama.

Passado o susto, o candidato a prefeito declarou, durante a convenção, que “nós vamos varrer a corrupção em Taubaté. Se não fosse plágio poderia usar a vassourinha de Jânio Quadros”. E depois elencou os pontos centrais de sua campanha: violência, saúde (que, nas palavras de Antônio Mário, “está sendo irresponsavelmente gerida”) , gestão pública, manutenção do emprego, educação, meio ambiente e trânsito.

“Vamos mudar a filosofia de governo. Não é só desenvolvimento, é aumentar a felicidade de quem mora em Taubaté”, declarou Antônio Mário. A coligação tem como slogan o frase “muda Taubaté” e pretende eleger no mínimo dois vereadores. 

As rusgas ficaram evidente entre os dois grupos, PSD e PPS. Ambos queriam lançar seus respectivos candidatos para a corrida rumo ao Palácio Bom Conselho. É mais do que natural que o grupo "derrotado" ficasse chateado. Mas, com o passar do tempo, a tendência é o mal ir se dissipando. Ou não. É o que veremos na campanha eleitoral.

Urbano Patto e a médica Rita de Cássia Bittar, candidata a vereadora
Trinca de ouro do PSD: Marco JovenPan, Antônio Mário e André Saiki
Heitor Pit Bitoca é candidato a vereador pelo PTN
Depois de abandonar a política, Helenice Ferrari foi convencida a sair candidata a vereadora pelo PSD em 2012
Antônio Mário, Pollyana Gama e Falcão, candidato a vereador pelo PPS
Flagrante da reunião do PPS feita a portas fechadas minutos antes do início da convenção
Pollyana Gama conversa com Rubens Freire enquanto Antônio Mário aparece para a foto 

11 comentários:

Contos, causos e poesias disse...

Decidiram pelo fracasso, morreu o sonho pisoteado pelo dinheiro, mas esse dinheiro não vai comprar votos, pois essa candidatura de Mario Ortiz traz as marcas da traição do que de mais podre exsiste na politica, começou sujando vai limpar o que?

Paulo Roberto disse...

Uma pena nenhum partido ter como candidato a vice o vereador Digão, que realmente se destacou na Câmara Municipal de Taubaté. Combativo e com credibilidade, nem mesmo o seu partido PSDB citou o seu nome nas convenções. Que vença o melhor para Taubaté.
Paulo Roberto da Praça Santa Terezinha

Anônimo disse...

Chapa Vencedora!!! Parabens Mario Ortiz e Dr. Rubens!!

Anônimo disse...

Essa última foto, parece um pouco que Antoni mario está com receio de algo, ou talvez, medo!

Anônimo disse...

Agora o blogueiro Irani Lima não fará campanha com tanta vontade, afinal o filho dele que trabalha no mandato da Pollyana não terá um carguinho melhor, continuará com o mesmo cargo, se ela se reeleger ainda.

Douglas disse...

Falcão e Pit Bitoca. É esta a coligação: "Muda Taubaté"?

Maria Santos disse...

Ahhh gentee façam mil favores...quem presenciou a gestão de Antonio Mario como prefeito de Taubaté sabe que no mandato dele mandou muito bem...na area da saude então nem se fale, aquele pronto socorro não faltava nada, eu trabalhei lá e vi como era, não morria gente assim como morre hoje...Parabens Antonio Mario...vc e o seu vice Dr. Rubens Freire estão super favorecidos... não aguentamos mais ver brigas de candidatos a politica como foi a 4 anos atras...é Mario Ortiz pra colocar a casa em ordem novamente...MINHA FAMILIA INTEIRA ESTA A SEU FAVOR... e a Prof Pollyana tem que entender que ainda não é a hora dela, quem sabe um diaaa!!!Ah gentee o Digãooo pelo amor de Deus...entrou a poucoo e ser vice do Jr...aff nada a ver...eu acredito que tanto o Junio e o Padre derão tiro errado para seus vices...(fica dica)...É MARIOOOOOOO ORTIZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Anônimo disse...

Gostei da decisão da vereadora de tentar reeleição. Mostra que quer continuar um trabalho, que não é só cassa a cargos...

Anônimo disse...

É dona Poly,afinou? è mais fácil ser PEDRA a ser VIDRAÇA,não??
Eu até votaria em vc só para ver como seria ser VIDRAÇA!!mAS DIANTE DESSES "BANDOS FAMINTOS DE INCOMPETENTES" OPTAREI COMO TODOS DEVERIAM OPTAR PELO VOTO NULO.TAUBATÉ NÃO MERECE ESSE CASTIGO !

Anônimo disse...

Só tenho a parabenizar a todos os candidatos do PSD/PPS e amigos, para vencermos é preciso termos um grupo forte, porque a batalha é cruel e violenta mesmo.
Comandar nossa cidade não deve ser difícil para quem já esteve lá, que com honestidade e competência teremos políticos fazendo o melhor por Taubaté.
E tem mais, tem gnt q tem comer muito arroz com feijão para pensar em Prefeitura, não basta ver o "PAI" ter feito por Taubaté.
Pra quem conhece um pouco de nossa história, sabe do que falo.
Tenho saudade de tempos atrás...

Anônimo disse...

Alguém falou em "honetidade e competencia"??? ONDE ? QUANDO? TÁ BRINCANDO NÉ ?