terça-feira, 25 de outubro de 2011

Comunicado oficial do Presidente da Câmara

Comunicado divulgado pelo Presidente da Câmara, vereador Jeferson Campos (PV), na segunda-feira, dia 24, sobre o episódio da viagem a Aracajú, Sergipe:

Venho a público registrar e esclarecer que a viagem a Aracaju/SE se deu em razão do XVIII Encontro da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Escolas dos Tribunais de Contas) de 19 a 22 do corrente mês naquela cidade. Dentre as mais de 80 escolas, estavam presentes 22 escolas de assembleias legislativas de diversos estados, dez escolas de tribunais de contas e 13 escolas de câmaras municipais.
Após seleção para apresentação de trabalhos temáticos, nossa escola foi a única escola de câmara a se apresentar, dentre as quatro finalistas escolhidas. Apresentamos ali os vídeos institucionais dos programas “Câmara vai à Escola”, “Escola vai à Câmara” e do “Antigo Caminho do Ouro”. Nossa apresentação foi ovacionada por todos os participantes pelo ineditismo e eficácia dos projetos e pela qualidade técnica de nosso material audiovisual.

Assista aos vídeos dos trabalhos apresentados no evento nos links abaixo:

Ressalte-se que esse projeto deriva de pesquisa da Prof.ª Lia Mariotto, intitulado Rota Colonial entre as vilas do Paraty e Taubaté, cujas fontes primárias são as atas da Câmara de Taubaté, que é objeto de convênio entre a Universidade de Taubaté, Prefeitura e Câmara, por meio da Escola Legislativa, e outros parceiros.
O senador Cícero Lucena gravou uma entrevista para nossa Escola, destacando a importância de nossos trabalhos e parceria, juntamente com o sr. Haroldo Tajra, secretário do Interlegis/Senado Federal. Este solicitou um novo convênio com a Câmara de Taubaté, pois o primeiro foi o PML (Projeto de Modernização do Legislativo), que está em desenvolvimento e nos beneficiou com um workshop sobre nossa Lei Orgânica e Regimento Interno, um curso de Cerimonial no Ambiente Legislativo e ainda a impressão em braile de nossos marcos legais pela gráfica do Senado, tudo a custo zero para a Câmara de Taubaté.
O novo convênio, Programa de Integração de Vereadores 2012, é ambicioso e objetiva a capacitação, preparação e qualificação dos futuros vereadores de todo o Brasil, a serem eleitos em 2012. A meta é atingir 59 mil vereadores em todo o território nacional. É uma parceria que envolve Senado Federal/Interlegis, BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), USP (Universidade de São Paulo) e Câmara de Taubaté, por meio da Escola Legislativa.
Na qualidade de Polo Regional do Senado Federal no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, esta Presidência efetiva mais uma ação que fortalece o legislativo regional.
Outro fruto desse evento foi o contato realizado com nossos colegas paulistas do Instituo Legislativo Paulista e da Escola da Câmara Municipal de São Paulo, que nos ofereceram, a custo zero, um curso EAD (Ensino à Distância) on line, que ficará hospedado em nosso site, versando sobre Formação Política, com atividades, testes e a emissão de certificado on line.
As Escolas Legislaticas das Assembleias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro se interessaram em ampliar a parceria no projeto Caminho Antigo do Ouro, pois também trabalharão para que os escritos da Profa. Lia Mariotto sejam transcritos nas atas daquelas Casas de Leis, o que já ocorreu na Câmara de Taubaté.
Tenho certeza de que este projeto inaugura um novo capítulo da História de Taubaté e do Brasil, dada a sua relevância.
No tocante ao episódio em que figura o vereador Rodson Lima por suas declarações postadas no facebook, tenho a dizer que foram isoladas, infelizes e que o mesmo deverá explicar-se em foro adequado.
Finalizando, esta Presidência, que sempre primou pela transparência e pela democracia, o que não foi diferente desta vez e não será nunca, esclarece que todos seus atos são publicados e todos as contas da Câmara podem ser vistas no Portal Transparência. Acompanhe.
Mais uma vez, obrigado pela confiança.

9 comentários:

Anônimo disse...

É função da Camara de Taubate buscar antigos caminhos? E da escola do Legislativo e formar principes?

Anônimo disse...

Buscar o Caminho Real é mesmo a função dos Príncipes do legislativo Taubateano! É piada pronta?

Anônimo disse...

Prezados... Tenta o Sr Jefferson Campos justificar o injustificável. Na verdade, questiono qual a seriedade desse senhor que ultimamente comete todo tipo de desmandos... inclusive tentando proibir orgãos independentes e sérios da nossa imprensa a participar das atividades inerentes a CMT. Acredito que aderiu ao corporativismo abestalhado que toma conta da nossa "Casa do Povo".

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual o material que a Camara leva a Escola e quais são as qualificações dos integrantes da Escola, bem como o processo de seleção!

Anônimo disse...

Para representar Taubaté levaram o Rodson.E ainda querem fazer boa figura. Meu Deus!!!!

Anônimo disse...

Lá junto com os "PARES" FORAM "OVACIONADOS" AGORA AQUI DEVERIAM SER OVADOS COM OVOS CHOCOS !!

Anônimo disse...

Para alfabetização de adultos a Câmara não precisava mandar o Rodson Lima para tão longe. Aqui em Taubaté tem programas gratuitos que se prestam a nobre missão.

Luiz Carlos Chiovatto disse...

Taubaté faz por merecer em ficar prá trás no ranking das cidades do entorno. Todos avançam enquanto Taubaté permanece no marasmo de sempre.
Chefão dos Campos tome tento seu moço, nós munícipes não somos absolutamente seu espelho, merecemos e exigimos respeito.
Vai fazer parte de uma Legislatura incompetente e corrupta assim lá na China seu moço.
Antes não existia Código de Ética, agora não existe Comissão de Ética, o que é que vocês pensam que irão colher com essa incompetência toda?
É fim de linha para todos vocês.

Anônimo disse...

VEREADOR DEVERIA SER POR SORTEIO E GANHANDO SALÁRIO MINIMO QUE JÁ SERIA MUITO PELO POUCO QUE FAZEM.