quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

DEPOIMENTO SOBRE SÃO LUIZ

Acabei de chegar dos escombros soçobrantes de São Luis do Paraitinga.Fiquei muito emocionado. A imagem é de terra arrasada, muito pior e mais grave do que mostrado na mídia.
Além da enorme, imensurável e irreparável perda ambiental, cultural, arquitetônica, há a sentida pestilência no ar. O cheiro constante de coisas úmidas em estado de putrefação.
Todos os processos do fórum, creio eu, foram perdidos, incluindo as Ações Civis Públicas emblemáticas instauradas a rogo e luta dos movimentos populares. O Fórum virou um chiqueiro, um lamaçal pestilento e abandonado.
Parece cenário da Faixa de Gaza ou da Bósnia após os bombardeios norteamericanos. É muito difícil imaginar quando a cidade irá ser, ao menos, limpa, quanto mais reconstruída.
Falei pessoalmente com o amigo de lutas Marcelo Toledo. Fui dar-lhe um abraço. Achei-o limpando os escombros da casa de sua mãe (patrimônio secular) também aluído bem na praça central da cidade.
Imagem surreal: Defronte as ruínas da igreja matriz de S. Luis se é possível observar uma geladeira pendurada sobre os fios de alta tensão da rede elétrica, a mais de cinco metros de altura.
Graças à mobilização humanitária da região, há alimentos e materiais de limpeza em quantia necessária. Medicamentos também.
Mas é preciso que todos realmente colaboremos com as doações de roupas, materiais de higiene, água potável, pois São Luis foi destruída.Difícil imaginar a recuperação urbanística, ambiental, social e humana da cidade. É terrível.Depois ainda querem crer que o planeta não está deveras doente com as sujidades humanas, produzidas por esse modelo econômico perverso.
Gostaria de pedir a contribuição de todos para os paliativos humanitários ao povo de São Luis. Por ora, é só esperar ver se os governos irão liberar verbas necessárias à recuperação da cidade.
Fortes abraços a todos, e bom ano de 2010, se possível!
Wagner Giron de la Torre
Defensor Público
Coord. da Defensoria Regional de Taubaté
(12) 3624-2676

9 comentários:

Anônimo disse...

Estaria parecendo "bombardeio norteamaricano se todas as casa
estivesem destruidas. O sr. não conhece um bombardeio real falou
bobagem.

Anônimo disse...

Não entendo o motivo pelo qual foi feita uma comparação sem sentido pura e simplesmente para atacar os EUA.
Usar uma desgraça como a ocorrida a São Luis para expor posições pessoais e políticas não é de bom tom.
Ainda mais usando informações erradas:
Quem faz bombardeios a Faixa de Gaza é Israel, isso pode ser visto em qualquer jornal.
Quem bombardeou a Bósnia foi a OTAN, ao todo nesse bombardeio participaram 15 países, pode-se checar aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeios_da_Organiza%C3%A7%C3%A3o_do_Tratado_do_Atl%C3%A2ntico_Norte_na_B%C3%B3snia_em_1995

Anônimo disse...

Não entendo o motivo pelo qual foi feita uma comparação sem sentido pura e simplesmente para atacar os EUA.
Usar uma desgraça como a ocorrida a São Luis para expor posições pessoais e políticas não é de bom tom.
Ainda mais usando informações erradas:
Quem faz bombardeios a Faixa de Gaza é Israel, isso pode ser visto em qualquer jornal.
Quem bombardeou a Bósnia foi a OTAN, ao todo nesse bombardeio participaram 15 países, pode-se checar no link abaixo

Pedro Luiz disse...

É isto que nossos representantes dos Três Poderes temem: se colocarem em evidência dando opiniões que podem vir a ser questionadas. Mas não tem jeito, são os novos tempos e eles terão que se adaptar, se quiserem sobreviver. O que me preocupa, e não tem nada a ver com o seu trabalho, até porque não conheço seu trabalho, é ver um Defensor Público assim se dirigir a nós, a quem deveria defender:
"Gostaria de pedir a contribuição de todos para os paliativos humanitários ao povo de São Luis. Por ora, é só esperar ver se os governos irão liberar verbas necessárias à recuperação da cidade."
Penso que pelo cargo que ocupa deveria nos oferecer bem mais do que pedir nossa ajuda e "esperar" que os governos façam a parte deles.

Anônimo disse...

DEFENSOR PÚBLICO ... ahahahah
É PIADA !!!!!!!

Anônimo disse...

Anonimo das 21:28, eu entendo o
porque,esse defensor público só pode ser petista-comunista que odeiam os EE.UU. ,mas aposto que usa calça
jeans,bebe coca cola,tem carro ford ou chevrolet etc etc etc portanto dá
lucro aos EE.UU. São uns bobalhões.

vingador disse...

To desde a semana passada lá em SLP, fazendo trabalho voluntario, tirei muito entulho de dentro de residencias afetadas, a televisão só mostrou, a igreja e alguns casarões que caíram, o casarão mais barato ta avialiado em R$ 1 mi. Esta semana que foi a decisiva para a limpeza, onde os moradores tiraram todos seus pertecences perdidos para rua, para serem removido pelo caminhões das firmas CAJ, T-PLAN( pago pelo Peixoto), PINDA e SJC, não apareceu, dezenas de caixões espalhados pela cidade, uma quantidade imensa de pertences como: roupa, resto de moveis, geladeiras, fogões, bichos mortos, colchões, resto de eletrodomésticos. Pra quem acha que estou exagerando, vá até lá, entre pela rotatória de lagoinha e veja a quantidade de lixo que estão depositando na beira da estrada... Hoje graças a voluntários, que fim de semana , esteve lá, a cidade ja está quase limpa, o serviço agora de limpeza é por conta de maquinas e caminhões pipas, pouco trabalho que resta agora, é mais na distribuição e na triagem de doações.

Anônimo disse...

estive em sao luis tambem e concordo que parecia um bombardeio sim,mas como nunca presenciei um ao vivo fico com a minha impressao de bombardeio de emoçoes dores desolamento bombardeio de tristeza bombardeio de falta de orientaçao mas tambem vi um bombardeio de amigos bombardeio de força de vontade,bombadeio de coragem ali nao vi nenhum bam bam bam mas vi e convivi com muitos seres humanos com amor ao proximo independente de classe social partido polico ou nivel cultural fui,e estarei pronta pra ir ajudar de novo se preciso for .

Anônimo disse...

Quanto bombardeio de bobeira !!!