quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Deputado Padre Afonso e vereador Mário Ortiz visitam Pronto Socorro Municipal de Taubaté

PARLAMENTARES FORAM RECEBIDOS POR DIRETORES DA PREFEITURA E VERIFICAM CONDIÇÕES PRECÁRIAS NO ATENDIMENTO

O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) e o vereador Mário Ortiz (DEM), visitaram nessa quinta-feira, 8, o Pronto Socorro Municipal de Taubaté. Os dois parlamentares foram tomar ciência da situação e verificar as condições de funcionamento do local. Eles foram recebidos pelo diretor de Planejamento da prefeitura, Jacir Cunha e pela diretora de Saúde, Rita de Cássia Bitar.

“Pelo que vimos, a estrutura física do Pronto Socorro precisa ser melhorada urgentemente, pois a demanda é muito grande. O local precisa de uma boa reforma e readequação física para dar mais comodidade e conforto aos pacientes”, afirmou o deputado. Ele cita o exemplo dos banheiros, que estão em péssimas condições.

Além disso, há pacientes de saúde mental “internados” no local, que não possui instalações e nenhuma condição para isso. “Nesse caso estamos trabalhando para resolver a situação, abrindo vagas de saúde mental, em Campos do Jordão”, explicou Padre Afonso.

“O problema é que Taubaté não tem um hospital de retaguarda para o pronto socorro”, disse. Com isso, segundo constataram Padre Afonso e Mário Ortiz, os pacientes ficam aguardando vagas, chegando a esperar por até um mês.

“Isso compromete a qualidade do atendimento e a vida das pessoas e por isso tem ocorrido tantas mortes”, disseram. O número de mortes chegou a quase 50 somente no mês de julho.

A culpa, segundo Padre Afonso e Mário Ortiz, não é só de administração Pronto Socorro, mas de todo o sistema, que envolve o Hospital Regional, HU, DRS, e a Diretoria Municipal de Saúde. “Essas instituições precisam dar as mãos para achar uma solução”, afirmaram. Eles criticaram também o sistema do plantão controlador, que tirou a autonomia do Pronto Socorro para o atendimento das urgências.

PARCERIA E HOSPITAL MUNICIPAL

“Sempre defendi a idéia de uma parceria da prefeitura com o Hospital Universitário. Não podemos permitir mais que as pessoas fiquem nas condições que ficam hoje no Pronto Socorro”, falou. Padre Afonso se colocou à disposição, juntamente com o vereador Mário Ortiz, para articular a parceria e ajudar no que depender deles.

O deputado apontou também a questão da demora no atendimento aos casos de urgências vasculares, como outro gargalo e insistiu na necessidade de um hospital municipal. “É possível viabilizar recursos para isso. O que não dá mais é ver essa situação e não fazer nada”, disseram.

Padre Afonso disse que a visita não teve conotação política, mas foi um gesto de colocar-se à disposição para ajudar a prefeitura e demais instituições na resolução do problema. “Os funcionários estão fazendo o que podem, mas a população está pagando com muita dor e muito sofrimento”.

41 comentários:

Anônimo disse...

TAUBATÉ TINHA UM HOSPITAL DE RETAGUARDA,MAS ESTAVA COM PROBLEMAS FINANCEIROS ENTÃO DOIS POLÍTICOS SAFADOS ACHARAM MELHOR ENTREGAR O HOSPITAL SANTA ISABEL AO GOVERNO DO ESTADO PARA FAZEREM UMA MÉDIA COM A
POPULAÇÃO DA REGIÃO E SE MANTEREM NO CONCEITO DE QUE ARRUMARAM UM HOSPITAL REGIONAL E "FERRARAM " OS TAUBATEANOS.SABEM QUEM SÃO ELES,NÃO
PADRE AFONSO BERNARDO ORTIZ.
PRONTO SOCORRO É LUGAR ONDE SE MORRE MUITA GENTE EM QUALQUER LUGAR
NO PLANETA!

Anônimo disse...

EEE Mário Ortiz....já devolveu aquelas "horinhas "extras que fizestes no tempo do Bernardo véio,
elas dariam para reformar até o hospital........nem toda pessoa tem memória curta.....não esqueci não!!

Anônimo disse...

Absurdo taubate ter perdido um hospital. Teriamos de ter lutado pra ter mis um e não pra darmos o nosso de mão beijada.Bernardão errou muito, misturou vingança pessoal com interesse publico.

Pedro Luiz disse...

Queremos reconstruir Taubaté? Queremos melhorar o trânsito, a educação, a saúde...?
Se queremos, não podemos matar todo mundo e começar tudo de novo com novas pessoas; reconstruir Taubaté significa mudar as pessoas ou pelo menos as práticas desonestas delas, seja por meio do consenso ou da pressão.
Se ficarmos presos a erros do passado não veremos os erros do presente, e então não saberemos como evitá-los no futuro. Quem tem obrigação de não errar são os políticos que detêm poder de decisão hoje, e em cima deles devemos nos concentar. Acho eu.

Valeu!

Anônimo disse...

Quem errou tem que ficar fora!
O bernardão e o padre verde estão
doidinho para pegar o poder,ou vc não percebeu ainda?
Os dois ENTREGARAM O HOSPITAL e ficam criticando a saúde !
CACETE nos dois !!!!

Anônimo disse...

Apoiado. Representantes daqueles que entregaram o hospital devem permanecer de fora. Já tiveram sua chance. O que quer provar esse padreco? quem ele pensa que é?
Por outro lado, Mário Ortiz, será que pensa estar redimido da histórica derrota eleitoral para um ditador? Protagonizou cena política de simbólica incompetência. Nunca antes, na história deste município alguém perdera uma eleição na última semana de campanha, com tão larga margem de vantagem nas pesquisas. A ele coube essa primazia da incompetência política. Quer outra chance? Esqueça. O povo não dá nova chance para candidatos frouxos. Não adianta ficar com firulas, montando página na internet, cadastrando-se no Twitter, postando mensagens on line diretamente da sessões da Câmara, nada que faça consegue sobrepor-se à acachapante derrota eleitoral para o alcaide caudilho das terras lobateanas. Enfim, juntam-se e se apresentam no tragicômico cenário do Pronto-Socorro "a sede com a vontade de beber água" com propósitos e fins oportunisticos e eleitoreiros já que da agendada visita não se conseguiu aferir nenhum resultado pragmático para o povo taubateano. O povo está farto de teatro e promessas, o povo encontra-se ávido de pessoas mais pragmáticas e menos marketeiras.
Tomem tento seus oportunistas!!

Pedro Luiz disse...

Mas como dar cacete nos dois? Um já está eleito (se é bom deputado ou não me é impossível afirmar) e se tiver que assumir a Prefeitura vai assumir, não tem jeito, e o outro está na casa dele escrevendo livro...talvez nem queira voltar à vida pública.
Quanto a críticas ao ex-Prefeito Antonio Mario, tenho muitas, mas é mais produtivo concentrá-las apenas em sua atuação como vereador, que já está deixando a desejar, aliás.
Poderia se tornar, com a experiência de uma Prefeitura e o respaldo popular por ser o vereador taubateano mais votado da história, em uma força transformadora dentro da Câmara que elevaria o respeito da população ao Legislativo e tornaria seu nome conhecido em toda a região, porém, submete-se ao pré-determinado e combinado, não passando de mais um a desfrutar do trabalho dos taubateanos. Desperdício de oportunidade.

Valeu!

Anônimo disse...

Pedro Luiz.

Concordo, concordo e concordo.
È isso ai.
Vc falou o que eu ia falar.
A hora é agora, o que passou -passou.
É nos politicos de agora que devemos prestar atenção, muita atenção para que não reeleger porcaria.
Por falar nisso, essa camara atual tem que ser renovada em pelo menos 90%, isso p/ não falar no prefeito que fica nesse sai-não-sai, tomara que saia.

DULA disse...

Se nós voltarmos um pouco na história...Bernardo Ortiz q inventou um Pronto Socorro longe de um Hospital de retaguarda como era o HUT pois o HOSIC NUNCA deu retaguarda ao PSM da mesma forma q o Regional nunca DEU !!!e o POVO o reelegeu e elegeu todo mundo que ele indicou q e reelgeu esse Peixoto ...será falta de opção ou criatividade!!!!???? Tudo bem que politico nenhum presta mas alguem ai citaria o nome de alguem q prestasse pra eu votar nas proximas eleições!!! desde já agradeço....

Anônimo disse...

Sim,o "nulo" seria um ótimo candidato
Tem uma cidade em MG que deu 82% de votos nulos,teve outra eleição com novos candidatos. É uma maneira de bater na cara desses políticos.

Anônimo disse...

Essa conversa de voto em branco ou nulo não passa de lenda urbana. Já se sabe que onde ocorrer uma das duas situações o resultado prático é uma nova eleição com os mesmos participantes. Não vira nada. O eleitor está de mão atadas ou seja, a democracia representativa está falida.

Anônimo disse...

Se tivessemos um eleitorado racional,o voto NULO resolve sim,com
reolveu nessa cidade em MG( vou procurar saber o nome) ,o que não resolve e ficar pensando em "lenda
urbana" .

Pedro Luiz disse...

De nada valerá outra eleição com outros candidatos se depois o eleitorado não acompanhar o trabalho dos eleitos.
Temos que cobrar ética e exigir resultados enquanto nossos políticos estão exercendo o poder, não antes e nem depois, e aproveitando a indignação que ainda me invade ao assistir dois vereadores taubateanos (Henrique Nunes e Carlos Peixoto) aparecendo no programa A. L., quero externar minha crítica a eles que, diante de tantas denúncias de corrupção na Prefeitura, diante de tantas CEI's instauradas na Câmara, diante até de denúncia feita aqui contra o Presidente da Câmara de doação irregular, enfim, diante de todo este quadro de terror e desespero por qual vive a maioria dos taubateanos, vem estes senhores divulgar com toda a pompa a aprovação de uma moção, que nada trás de benefício à população, somente ao ego do homenageado, e ainda por cima usaram o pouco espaço que tiveram para falar sobre...eleição para deputado! Faça-me o favor!
Até quando? O que é preciso acontecer?
Taubateanos, vamos nos concentrar no trabalho de quinze pessoas (1 prefeito + 14 vereadores), o resto é resto.

Valeu!

Anônimo disse...

E o pior está por vir na proxima eleição.Serão 1+ 21 (os 14+7)PQP !!

DULA disse...

POXA!!PEDIU UMA ORIENTAÇÃO VCS VEM COM VOTO NULO!!!ELE NÃO VAI GOVERNAR A NOSSA CIDADE JÁNÃO BASTA TERMOS UM PREIFEITO NULO ÀS NOSSAS NECESSIDADES?????????????

Anônimo disse...

legal....

Anônimo disse...

Qualquer um que entrar na administração, seja agora ou em 2012, não vai fazer nada, vai ter que por a casa em dia ou tem uma alternativa o peixoto devolver toda a grana que ele roubou. Ai sim da para tirar Taubaté do buraco.

Anônimo disse...

Esse Padre...entregou o nosso hospital para o "BANDEIRANTES" e pasmem tambem quer entregar o pronto socorro municipal para o mesmo grupo e tem coragem de dizer que que arrumar a saude.
SEGURA AS PONTAS PEIXOTO PRECISAMOS DE VC.

Anônimo disse...

E aí heim padre afonso,votou a favor da pec que ferra os profesores da
rede estadual ,só para agradar o
"careca"! Vai ter troco podes esperar
Ate a dirigente da diretoria regional
de Taubaté foi lá bater palmas para ajudar a ferrar os professores!
Feliz dia dos Professores!!

Anônimo disse...

Anônimo do dia 15.10. das 11:24 hs, vc fala tanto do Padre Afonso que da até para desconfiar que trabalha na prefeitura. Se ele votou a favor da PEC, não é com a intenção de ferrar ninguem , pois Padre Afonso é um homen de respeito e não perdeu a eleição em Taubaté, pois trabalhou e não comprou votos. Esquece a oposição, ela não existe, existe sim pessoas de mal carater como o peixoto e lulu, por isto esta acontecendo tudo isto. Padre Afonso não denunciou o peixoto e sim a população e como representante estadual do municipio, ele tinha que fazer isto mesmo, tomar as medidas necessárias para apurar os fatos. Esquecem a oposição, isto não existe mais, o Padre não quer o lugar do peixoto, pois ele é padre e é DEPUTADO ESTADUAL, ele quer sim, um trabalho bom para Taubaté. Não sou politica, não vivo de politica e nem conheço os politicos, mas que a verdade tem que ser dita, isto sim, hoje o Padre ganhou muito mais carisma do povo de Taubaté, pelas suas atitudes. Não queira falar de passado, pois passado todo ser humano tem e todo politico tem, mas como esse peixoto não dá, deixar as pessoas morrer por falta de medicamentos, estrutura no PS, agora vir ao radio e falar que vai ajudar o Esporte Clube, asfaltar estrada para ligar Taubaté/Tremembé, enfim o homen tem que arrumar algo para fazer lavagem de dinheiro. Não vim aqui fazer criticas, somente dar meu parecer como professoar estadual que sou, das inverdades ditas pelas pessoas que querem destruir a imagem de pessoas de bom caráter e até o momento, de todos os politicos que já passaram por Taubaté, " O PADRE AFONDO É O MAIS SÉRIO E QUE PASSOU POR SITUAÇÕES RIDICULAS PERANTE O peixoto e lulu, com as ofensas, criticas, enfim, principalmente o filho do peixoto Felipe que anda falando muita bobagem a respeito do Padre. Pare menino moleque sem educação, cuida da sua vida que esta tudo errada, inclusive na faculdade e em outras situações que sei mas não vou por ao publico, mas que voce e sua familia sabem.

Anônimo disse...

Voce de ser o cara que faz companhia
a noite com o padre porque ele tem
medo de dormir sozinho,não é não???
Ah!!! Padre.......

Anônimo disse...

A gang do pixotinho qdo nao tem o q falar começa a apelar.... eita gentinha!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 15:02, sou mulher, bem casada, mãe de filhos adultos e já formados e disse lhe que não sou politica, não conheço esses politicos e não tenho o minimo de contato, quanto o padre ter medo de dormir sozinho não é do meu interesse, pois eu tambem não gosto de dormir sozinha e é tão bom ter um coberto de orelha, agora vc esta falando coisas que vc nunca viu, ou vc ja foi no quarto do padre para saber? Fica dificil vc não acha querido? Voce tambem esta desrespeitando o Padre, antes de ser Deputado, ele é um homem de Deus e tem que ser respeitado, a não ser que vc seja macumbeiro o outra coisa além de catolico, pois nós católicos respeitamos o Padre Afondo com Padre Ok.

Anônimo disse...

Cara anonima,homem de Deus não faz as coisas que ele faz!!

Anônimo disse...

Se o padre, ese ou aquele, passa a noite sozinho ou com o diabo-que-ocarregue, isso não é da conta de ninguem.
O que é da conta de todos é o fato que politica, por mexer com dinheiro publico-muuuuuiiitttoo dinheiro-é dá conta de todos.
Sendo assim acho que o padre deveria procurar outra profissão, por ter ele feito voto de pobreza, ou não fez, deveria se ocupar com as coisas da alma.
Não gosto de religião no meio de politica.
Tomara que o infeliz do prefeito seja cassado sim, mas, ter um padre na prefeitura, sei não, não me agrada.
Sou católica e estou vendo muitos e muitos catolicos mudarem de religião.
Talvez, se os padres fossem padres isso não aconteceria.
Quanto ao fato do padre ser um homem de Deus, todos nós somos-homens e mulheres de Deus.
Esse atual prefeito não deu certo na prefeitura, deveria haver nova eleição em carater de emergencia porque minha intuição me diz que vamos entrar em outra roubada.
Alias, Tté só teve candidato ruim nessa ultima eleição.

Anônimo disse...

Acompanhar o trabalho do prefeito e dos veradores só deve ser feito por alguem muito calmo.
Isso porque se o sujeito for nervoso, vai morrer de raiva.
O prefeito e os vereadores estão nem ai com o pessoal que acompanha o trabalho -trabalho? - deles.
Tão é morrendo de rir do povo que elegeu eles.
Se o prefeito for cassado ou não for, prá camara tudo bem.
Isso porque eles sabem que o proximo que entrar vai se ajustar bem depressa a vida boa.

Anônimo disse...

Até que enfim vejo pessoas de bom
senso no pedaço,parabéns aos dois últimos!!

Anônimo disse...

Ao anônimo do dia 14 as 10:01
O nome da cidade é Bom Jesus de Itabapoana e è RJ,teve 89,23% de votos nulos foi feita outra eleição com novos candidatos,os rejeitados não pudera concorrer.
Isso não foi divulgado porque não é bom para os governantes que o povo saiba dessas coisas!
Aqui em Taubaté se observarmos os números verá:Os 3 candidatos a prefeito mais ou menos iguais se somarmos os votos que os 14 vereadores obtiveram juntos estaria
no mesmo percentual dos 3 a prefeitos,portanto tudo empatado!
Solução ? Nova eleição,novos candidatos,não seria bom assim?
Não sei se serei compreendido no meu raciocinio,pensem o que quizerem!!É loucura?Quanta gente boa já foi taxada d loucas!!

Anônimo disse...

Como todos sabem os problemas do Pronto Socorro não é de hoje e muito menos de ontem, é algo que vem arrastando por inumeros anos, pois não temos e não teremos um hospital para dar apoio.
Quando minha mãe ficou muito ruim no PS ela teria que ser transferida para uma UTI no Regional, mas ela morreu esperando pois a vaga não chegou a tempo para um melhor atendimento... pensando que isso com o tempo iria melhorar 3 anos isso se repetiu com meu pai que também não teve sorte de conseguir uma vaga no Regional e veio a falecer no PS.
O incrível é que para conseguir uma vaga no Regional é muito dificil e pessoas daqui de Taubaté quase não conseguem, e quando a gente vai verificar a agenda o nome das pessoas que gostariamos que estivesse não estão...
Na época consegui o telefone do médico responsável pela listagem dos nomes que deveriam ir para alguma UTI da região (graças a uma alma abençoada que me viu angustiada e sem rumo), mas nos dois casos de meu pai e de minha mãe os nomes deles não constatavam nesta "listagem vip"...
É meu pai trabalhou 35 anos pagando INSS e na hora que mais precisou não conseguiu atendimento digno nem para ele e muito menos para a minha mãe...

Pedro Luiz disse...

Último anônimo, aceite minhas condolências. Casos como o seu, de dor e desespero causados pela falta de investimentos públicos, contrastando com o enriquecimento absurdo dos responsáveis desses investimentos, além de notícias de superfaturamento em gastos públicos, é que me incentivam a lutar contra tudo e contra todos.
A indignação já é bem maior que o medo de represálias, que diante de tantas mortes, inclusive de crianças, seria egoísmo existir.
Vamos mandar esses políticos malditos para o lugar que eles merecem.

Valeu!

DULA disse...

casos como dele..pai ou mãe precisando de vaga na uti a gente presencia diariamente no PSM há muito tempo prá não dizer sempre...o que me entristece são os diágnóstico que abrem uma vaga na UTI..."IAM"é pai do vereador fulano de tal,"AVC" é tio a assistente social fulana de tal,"TCE" é filho de um grnadão ai da cidade...não basta estar grave tem que ter um sobrenome ou indicação de um "grandão da cidade"sinto muito ...mas se vc só paga impostos..isso não é sufuciente....

Anônimo disse...

depois ainda o luizinho vem defende o prefeito.
fai se fude porra o cara não trabalha e não deixa que que trabalha!!!
para de cosar o saco e trabalha!!!
vamo interna a luciana la no ps pra ve se ela faz as orações dela e melhora a saude do povo pq so com oração mesmo......

DULA disse...

se a Lu internar no PSM simplesmente irão isolar um setor só pra ela com os melhores médicos isso graças a DEUS NÓS TEMOS..até que seja tranferida para o Regional...não se preocupe este transtorno não durará horas....ela não vai ter tempo de sentir o cheirinho de pobre...q ela deve odiar ....

Anônimo disse...

Paulo de Tarso Venceslau teve um belissimo contrato na gestão de Antonio Mario que lhe rendeu bons Luletes!!!!!!! Será por este motivo que da destaque a mera visita deles ao Pronto Socorro????

Anônimo disse...

Sr. Paulo de Tarso, por favor nos responda quanto ao que escreveu o último anônimo.

Angelo disse...

Não estou aqui pra defender o P. Tarso, embora o conheça e admire seu caráter. Mas a bobagem mais acima é tão furada que o autor nem percebe o óbvio:
se o Jornal Contato existe desde 2001 e o governo do Antonio Mario terminou em 2000 como seria possível receber 'luletes' do então prefeito????

Anônimo disse...

Angelo, foi antes do Jornal. Foi um contrato de recuperação de Dividas no qual ele ganhava porcentagem! Não ha nada de ilegal! Tb admiro PT! Agora publicar jaba de Antonio Mario e Padra Afonso já é demais!

Pedro Luiz disse...

Angelo, se você não está aqui para defender P. Tarso, como você mesmo afirma, por favor, não o defenda. Além do fato de que ele é capaz de se defender sozinho, e há muito tempo, se levarmos em consideração seus relatos em seu semanário, você não precisava correr o risco de ao defendê-lo incorrer em erro. Como parece que aconteceu, até prova em contrário.
Falo isso porque vi muito disso nas últimas eleições municipais, de pessoas que tão logo um político era criticado, logo vinha defendendo-o com unhas e dentes; isto é péssimo porque permite que as pessoas políticas ou politizadas se escondam das críticas, quando deveria ficar bem evidente para todos a incoerência e a falta de resposta a ataques contra a honra. Ataques contra a honra de pessoas vivas só a pessoa pode responder. Penso eu.

Valeu!

Anônimo disse...

Valeu?...

o disse...

Valeu ou não valeu?

o disse...

O yes.