sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Terceira Semana da Canção Brasileira

Assista os vídeos com trechos do show realizado em São Luís do Paraitinga, no dia 22, na Terceira Semana da Canção Brasileira, em homenagem ao centenário de Elpídio dos Santos.

Lua na Roça - Interpretada por Renata Marques e Camilo Frade



Depois do Chimarrão - Interpretada por Fafá de Belém



Abaixo, uma conversa exclusiva entre o repórter do Jornal CONTATO, Davi Paiva, e o cantor e compositor Renato Teixeira, após o show.

JORNAL CONTATO Como você vê o resgate desse compositor tão importante para a história da música popular brasileira?

RENATO TEIXEIRA Isso que está acontecendo com o Elpídio é muito interessante. Um compositor muito rico, cheio de detalhes e sutilezas. Temos uma geração nova de músicos que tem uma leitura mais prática desse compositor e que estão reinterpretando o Elpídio, nessa interpretação surge um modelo absolutamente moderno e contemporâneo de acordo com essa tendência mais acústica da música brasileira.

JC Aqui em São Luís, cada vez mais os eventos culturais vem crescendo. Para cultura regional o que isso representa?

RT O Vale tem artistas que já se consagraram, são artistas importantes. Aqui em Taubaté, por exemplo, aconteceu uma revolução musical da maior importância na historia da música brasileira, que foi o surgimento da Cely Campello. É nesse período que o cantor ganha imagem, a música se moderniza de uma forma absurda, a juventude assume o comando, isso foi muito importante. São artistas conhecidos e desconhecidos, músicos, artistas plásticos que fazem o nome da região. A gente também tem Anacleto Rosa e outros grandes artistas, e com o tempo, essas coisas vão se revelando. Quanto mais a gente produz, quanto mais a gente avança, mais vamos nós auto conhecendo. E se não nós conhecermos bem a coisa não vai pra frente. Esse auto conhecimento e a busca por uma identidade têm ajudado muito para que se revejam certas coisas, agora com a tendência contemporânea, com a Internet, essas coisas.

JC E esse novo cenário da musica regional? Você acha que ele esta dando oportunidade para novos talentos?
RT Isso começou lá com os caipiras. Com as duplas na primeira metade do século passado. Um movimento musical que retratou a cultura caipira e que cumpriu seu ciclo no final dos anos 60 e começo da década de 1970. Naquele momento eu também estava buscando minha identidade musical. Pela minha formação, por tudo que vivi, eu senti que a partir da música caipira eu poderia fazer uma releitura desse movimento, ou seja, dar continuidade para aquilo que consegui com “Romaria”. A partir daí começa a surgir outras coisas. Essa dinâmica na musica regional não para. Ela vai que vai! Às vezes a gente pode não estar percebendo, mas as coisas estão acontecendo. No tempo que eu morava em Taubaté, por exemplo, um espetáculo desse porte seria impossível.


JC O que você acha que o Elpídio estaria dizendo se estivesse presenciando essa bela homenagem aqui em São Luis do Paraitinga?

RT Tenho certeza que se o Elpidio estivesse aqui hoje ele estaria super feliz porque estaria ouvindo a música dele muito próxima daquilo que ele imaginou quando compôs.

21 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom ver como São Luis tem conseguido por o seu nome no cenario nacional com eventos culturais. Estão de parabens.

Anônimo disse...

Seria um sonho se esse tipo de evento acontecesse em Taubate. Mas aqui as cabeças 'pensantes' preferem Kely Key, Adriana Bombom, Calcinha Preta e outras coisitas mas...
De parabéns, São Luis!

DULA disse...

estou feliz de poder ler neste blog coisas bonitas..cultura ,raiz pela primeira vez posso elogiar neste blog, parabens que teve essa maravilhosa idéia de homenagear alguem da terra tão querido.

André Pires disse...

Tudo muito lindo em SLP. Sensacional!!! E é triste ver que em Taubaté as coisas realmente são um pouco diferentes.

Anônimo disse...

André Pires,vejo que voce é dessa "turminha" que só sabe falar mal de Taubaté,só denigre a imagem da cidade!Pare com isso e se voce é "o bom"faça alguma coisa de positivo
não só criticar o que tem muita gente "mestre" em só falar mal de Taubaté.Eu viajo muito pelo estado de SP e MG e em conversas as pessoas criticam principalmente os nosso vereadores que em noticiários só sabem reclamar e reclamar não fazendo nada mais que isso.Portanto vamos parar com as criticas e apresentarmos soluções,idéias para que com isso elevemos o nome de Taubaté as alturas de que ela bem merece.
eu adotei Taubaté há 50 anos aqui me formei,formei minha família e sou grato a essa cidade que me acolheu e que já representei com muito orgulho e carinho!
RESPEITEM TAUBATÉ !!!! HANS

JEFFERSON MELLO disse...

Interessante ver as pseudos criticas de falta de "cultura" em Taubaté, como se apenas Sao Luiz do Paraitinga tivesse este previlégio.
SEmana passada foi organizada as comemorações de aniversario de UM ANO DO CENTRO CULTURAL. Pergunto. Estas pessoas que fazem estas críticas estiveram por lá:
No mes passado foi realizado a FESTA DO FOLCLORE, uma das mais tradicionais manifestações culturais de todo o Estado de São Paulo. Os criticos de plantão foram acompanhar? Há.. bom que se diga. Negão e Renata estiveram presentes, assim como os destrambelhados e vários outros grupos de S.L. paraitinga. Dia 21 de outubro vai ser realizada a CONFERENCIA MUNICIPAL DA CULTURA em Taubaté,estes criticos irão participar? E por falar nisto, quando mesmo S.L.Paraitinga realiza sua conferência da cultura?

Anônimo disse...

Gratulo Sr.Jefferson Mello.(Esperanto
É de pessoas assim que Taubaté está
precisando!!!
Parabéns !! Hans

Anônimo disse...

Não se trata de 'pseudos críticas de falta de cultura em Taubaté' (sic), apenas constatei a diferença na qualidade dos eventos ocorridos na pequena São Luis com os que acontecem na nossa grandiosa Taubaté, orgulhosa de ser a capital universitária do vale.
Pena que tem gente que ache a análise e não o fato depreciativo.
Para esses, contentem-se com a KelY sei lá o que, talvez até promovendo um especial naquela tv que parece estar nos anos 50 do século passado.
Eu prefiro São Luis!

Anônimo disse...

EU ACHO QUE TAUBATÉ ESTÁ ESTAGNADA EM MATÉRIA DE CULTURA. BASTA VER O TEATRO METRÓPOLE...

Anônimo disse...

MANIFESTAÇÃO - BOLSAS SIMUBE
DIA 13 DE OUTUBRO HAVERÁ UMA MANIFESTAÇÃO CONTRA O USO DAS BOLSAS SIMUBE DA PREFEITURA PARA A COMPRA DE VOTOS.
NÃO VAMOS FICAR CALADOS COM ESSE ABSURDO, JÁ VIVIDO A TEMPOS EM TAUBATÉ, POIS TODOS SABEM QUE OS VEREADORES E O PODER EXECUTIVO FAZEM ISSO A ANOS, PREJUDICANDO AS PESSOAS QUE REALMENTE PRECISAM DE BOLSAS.
VAMOS MOSTRAR NOSSA INDIGNAÇÃO, POIS BOLSAS SÃO PARA QUEM PRECISA E ISSO NÃO ACONTECE NA UNITAU E NA ANHANGUERA.
LOCAL SAÍDA: PRAÇA DOM EPAMINONDAS
DATA: 13 OUTUBRO
HORA: 18:30
"EDUCAÇÃO NÃO É SUPERMERCADO"

DULA disse...

SERÁ QUE ATÉ NO BLOG DO CONTATO VAI TER ALGUEM PAGO PELO CASAL LAMPIÃO E MARIA BONITA PRA DEFENDER ESTA PODRIDÃO DE ADMINISTRAÇÃO?????????NA CAMARA TEM SAAD,NA METRO TEM VILELA,NA MATÉRIA PRIMA TEM SONIA BETTIN,E AQUI TEM HANS ...AHHHH!!!PARA COM ISSO TÁ PIOR QUE GRIPE SUINA!!!!!!

Rachel disse...

Não é de hoje que São Luís dá um banho de cultura em Taubaté. Não só pela famosa Festa do Divino que realiza, mas tbem pelo Dia do Saci, que ao meu ver, deveria ser criado na terra de Monteiro Lobato. Sem falar do Festival de Marchinhas que mantém o verdadeiro espirito do carnaval. A nossa querida Festa da Imaculada poderia sim, ser melhor organizada, num espaço maior, ou talvez sem aquelas barracas que tão descaracterizam a festa. Poderíamos homenagear Mazaropi com um Festival de Cinema, não é mesmo? Mas, tenho até medo, melhor deixar como está. Sabem o que São Luís tem que Taubaté não tem? Profissionais competentes, organização e bom gosto. É isso que temos visto.

Anônimo disse...

Venha ver a festa do nordestino, aqui no Bonfim, sr Jefferson. Conjuntos de moças semi naus, canytando e rebolando, lindo, parece quase um evento do Moulin rouge de Paris. Algumas barracas de Pinga com isto, pinga com aquilo.....e muitos vereadores querendo sair no tapa pra ser dono da festa.... valha-me Deus

Anônimo disse...

DULA,VOCE SÓ LÊ PALAVRAS,NÃO ENTENDE
O O SENTIDO . RACIOCINA QUE FAZ BEM!!
DEFENDO É TAUBATÉ,POLÍTICOS SÃO TODOS IGUAIS!! HANS

Anônimo disse...

Ô Hans... também se defende uma cidade questionando seus incompetentes administradores, não fechando os olhos para os problemas causados por eles!

Anônimo disse...

Caro anônimo,voce nem imagina o que eu venho fazendo na clandedinidade contra os maus administrdores de Taubaté,região e estado.Infelismente
muitas das minhas denuncias são engavetadas porque "aponta" "peixe
grande" .Essa "briguinha" aí de
Peixoto X Ortiz X padre é "cortina de fumaça" tem coisa muito pior por
detraz disso.Peixoto é "lambari"
Quem viver verá!! Hans

Anônimo disse...

Enquanto os vereadores estão se estapeando,eu estou lá com as moças semi nuas que é muito melhor,vc não acha?O que é bom mesmo é estar
"pingando naquilo"! Ô trem bão!!
Tens alguma coisa contra??

DULA disse...

O seu Hans, não me confunda com seus amiguinhos, que compram diploma e diz que é engenheiro ,professora, assistente social e tudo mais vc defende o seu como todo bom politico me engana que eu gosto..alias o mal do brasileiro é aceitar ser enganado...vc não passa de um rato de gabinete tentando defender o casal de coronéis...

Anônimo disse...

Dula demorei 7 anos para fazer um curso de 5 anos.Trabalhei para pagar a faculdade,não precisei de bolsa!Não dependo de nenhum filho da puta de político que como já falei são todos iguais e pelo jeito vc deve ser um lacaio ou do padre verde ou do ortiz e cia.Não dependo e nunca falei com esse tal de Peixoto.
Sou autonomo e ganho com o meu trabalho .Mas sabe de uma coisa vc
não raciocina mesmo.
Gehen nach hollen! Hans

Anônimo disse...

Alo anonimo que gosta das moças semi nuas da festa do bonfim,voce é o "cara" estou contigo porque eu també gosto delas ! ÔOOOOOOOO trem bão !!

E as pingas? beleza !!!!

Como eu gosto de moça !!!
VIVA A FESTA DO BONFIM !!!!!!!!

DULA disse...

SEU HANS VAI CAÇAR SAPO....RSRSRS